“Yokocho” se refere a becos, ou às estreitas ruas que se originam de um beco, na língua japonesa. No Japão há diversas vielas e becos com pequenos porém diversos restaurantes alinhados. Estes estabelecimentos, ainda que simples e antigos, costumam ser aconchegantes, e em suas fachadas são penduradas lanternas vermelhas (CHOCHIN) com escritas japonesas, indicando a especialidade da casa. São estes os Yokocho,que por muitos anos é conhecidocomo um local para relaxar à noite.
É muito comum que os Yokocho tenham surgido a partir de mercados negros que surgiram no período pós-guerra. É o caso do Ameya Yokocho em Ueno, e do Omoide Yokocho em Shinjuku. O famoso Omoide Yokocho teve seu início em uma faixa de terra devastada, onde por volta de 1946, barracas de comida e comerciantes de rua começaram a se aglomerar até se tornar um mercado negro. E assim, o número de restaurantes aumentou gradualmente, e em algum momento, o que não passava de uma faixa de terra devastada tornou-se um lugar amado por muitas pessoas.
Na Liberdade Yokocho você vai encontrar pratos como yakitori (espetinho japonês), takoyaki e okonomiyaki no estilo de Osaka. Desde sabores nostálgicos do sushi, temaki, kakigoori (raspadinha de gelo), até lugares que oferecem sabores únicos, como o do ramen com zero componentes químicos no tempero, o pastel vegano, e até mesmo a comida nordestina. É uma praça de alimentação que oferece uma experiência única em todo o Brasil. Aqui há uma mistura de culturas que não se vê em nenhum restaurante sofisticado, e onde um papo-reto é mais do que bem-vindo. Que tal escolher este Yokocho para provar os sabores da Liberdade?